Construindo (ou tentando construir) um agente de codificação com IA
Fala devs, tudo sussa?
E lá vamos nós outra vez, de vez em quando dá vontade de tirar a poeira do blog né, vocês sabem bem como funciona 🙂
E falando sobre o blog, esse carinha já vai pra quase 15 anos, fora o anterior, no domínio vandu.org (época da brasnet) em que os posts foram perdidos, por aqui eu compartilhei quando tirei minha primeira certificação da AWS, antes da adoção em massa de cloud, quando AWS era tudo mato (ou não) talvez um dos posts mais vistos deste blog depois do post do erro NetworkOnMainThreadException do android, fora isso tem posts que nunca saíram, este blog inicialmente servia também como meu backup de coisas que eu estava estudando e sabia que poderia esquecer em algum momento, então eu escrevia um post e deixava salvo, sem publicar, obviamente isso se tornou desnecessário com o lançamento de ferramentas como o Notion, apesar de parecer, isso não é um post de despedida, eu só fiquei nostálgico mesmo :).
Eu não vou prometer que voltarei a postar com frequência por aqui, até por que seria mentira, mas como eu nunca falei de IA por aqui resolvi compartilhar alguns estudos e insights na esperança de que seja útil pra mais alguém, inicialmente isso seria um ou mais posts pra minha base de conhecimento no Notion, mas pensei que seria uma boa tirar a poeira do blog também.
E por falar em IA, que loucura que virou a nossa área ein? Um boom de transição de carreira na pandemia, coach que não é da área vendendo curso de como ganhar 15 mil em 6 meses, um monte de SaaS/Micro SaaS feitos com VibeCoding entrando no mercado, e um monte de empresas correndo atrás de “usar IA” pois “quem não usa IA está ficando pra trás”.
Ao mesmo tempo, vemos um uma galera com medo de ser mandado embora, enquanto outros ficam dizendo que “IA vai acabar com os programadores”, e no meio disso tudo tem um galera tipo eu, tentando filtrar o que é hype, o que é útil de verdade e o que só serve pra gerar textão no Twitter (sim, pra mim ainda é twitter) e no LinkeDisney, enfim, uma loucura só e a gente no meio de tudo isso, mas faz parte né?
Mas sem mais enrolações e devaneios…
Do que se trata este post e mais os próximos que irão vir?
Bom, vocês com certeza já estão usando e abusando de ferramentas como: Github Copilot, Claude Code, Codex, Gemini, ChatGPT (vulgo Gepeto) dentre outros pra gerar código e ajudar com a codificação, pesquisas e tarefas repetitivas do dia a dia, pois bem, eu também estou e recentemente pensei em construir algo como um GitHub Copilot rudimentar, eu tenho zero intenção de fazer algo no nível destas ferramentas que mencionei, primeiro por que eu sei que eu não seria capaz de fazer, eu sei das minhas limitações, meu objetivo é unicamente estudo e pesquisa.
Ok, dito isso, eu pretendo construir agentes que dado um determinado pedido como “Inclua o campo de preço no cadastro do produto”, varrem uma codebase, fazem um plano de alterações e codificam o que foi pedido.
Alguns detalhes sobre este projeto.
- Os agentes vão atuar sobre codebase já existente, com padrões definidos
- Inicialmente vou usar apenas OpenAI e provavelmente algum modelo local rodando na minha RTX 4060.
- Sei que não vai ser um projeto trivial como um CRUD e que vou precisar pesquisar muita coisa.
- Sim, eu vou usar IA pra me ajudar na pesquisa.
- A intenção inicial é eu escrever boa parte do código, para saber cada linha do que foi feito, se vou ter paciência pra ir assim até o final, só o tempo dirá.
- Sim, eu sei que vou ter que ler sobre coisas que eu estudei na época da faculdade, e já vou dar um spoiler, não lembro de praticamente nada 🙂
- Obviamente irei buscar inspirações dos que já existem no mercado.
- Os agentes serão codificados em C#, sei que você achou que seria python né? Mas só vou usar outra linguagem se não tiver como resolver com C#.
Bom, então é isso, espero conseguir seguir com este projeto e compartilhar insights por aqui \o