Tempo de leitura: 9 minutos

Fala rapaziada marota, neste humilde post que vos trago explicarei como configurar do zero um servidor windows 2012 R2 para servir aplicações desenvolvidas utilizando o framework .NET, não, vocês não leram errado, é realmente um servidor WINDOWS, e antes que comece o choro, eu não tenho nada contra o Windows, é o meu sistema operacional principal, a questão de eu abordar principalmente tutoriais utilizando o Linux é devido ao fato de todos os meus servidores alugados rodarem linux, porém, por causa de um projeto que peguei esses dias tive que correr atrás de uma VPS windows com um bom custo benefício, depois de rodar os fóruns e ler reviews, acabei me deparando com a ServerComplete com uma configuração razoavelmente boa, por um preço muito em conta, além da velocidade do link ser considerável, para fazer um teste de download nos servidores deles, pode-se usar este link aqui.

Uma VPS com 2GB de RAM, 2TB de banda, 100GB de espaço em disco (SATA… mas tem SSD Cached) e 2 endereços IPV4 tudo isso pela bagatela de $30, achei barato em comparação com minha outra opção, que seria a Mochahost, e depois, fuçando no twitter deles achei esse tweet dando 50% de desconto na VPS windows, o que resultaria em uma mensalidade de $15, o que mesmo para servidores unmanaged (não-gerenciados) é um preço MUITO bom, com tantos reviews positivos na webhostingtalk, além de  estar no mercado desde 2007, achei meio difícil ser uma roubada, com isso aluguei duas VPS’s, uma para hospedar a aplicação e  servidor de e-mail e outra para o banco de dados (SQLServer), a comunicação entre os 2 servidores depois de tudo configurado ficou em 0.202ms.

Caso o seu servidor não seja da ServerComplete é importante que a máquina tenha pelo menos 2 IP’s IPV4, desta forma a aplicação poderá ser servida pelo domínio e não por um IP…

Obs: Eu não sou especialista em infra, a minha área é DESENVOLVIMENTO, porém, sou curioso e os provedores de VPS geralmente fornecem uma forma de dar um restore (restaurar ao estado inicial) na máquina, se você fizer alguma merdinha que acha que não dê pra consertar, basta começar de novo, mexendo um pouco aqui e ali e com um pouco da base que consegui no ambiente linux foi possível configurar os servidores sem maiores problemas.

Partindo da premissa que a máquina só tem o sistema instalado, primeiramente é necessário verificar se o segundo IP da máquina está configurado.

configurandowindows2012_1

Estando os IP’s devidamente configurados, devemos instalar o IIS e mais algumas coisas, pra isso abra o Server Manager e na DashBoard vá na opção Add Role and Features.

configurandowindows2012_2

Na Aba Installation Type, escolha a opção Role-based or feature-based installation e clique em next.

configurandowindows2012_3

Na aba Server Selection, deixe marcada a opção Select a server from the server pool e clique em next.

configurandowindows2012_4

Na Aba Server Roles, selecione a opção Webserver (IIS) e na janela de confirmação deixe marcada a opção Include Management Tools e clique em Add Feature.

configurandowindows2012_5

Faça a mesma coisa para as opção DNS Server.

Na tela onde você escolhe as features do IIS que quer instalar, escolha a opção .NET Framework 4.5 e todos os seus subitens, como consequência serão adicionadas algumas funcionalidades dependentes das opções que você escolheu acima, simplesmente clique em Next.

configurandowindows2012_6

Na Aba de Roles Services do IIS na opção Common Http Features, marque tudo menos o Webdav Publishing (eu não curto), na opção Health and Diagnostics  marque HTTP Logging e o Request Monitor, na opção Performance marque apenas a opção Static Content Compression (permite a compactação de conteúdo estático como imagens, css, javascript, etc) e na opção Security marque apenas a opção Request Filteringexpanda a opção Application Development e deixe marcadas as opções .NET Extability 4.5, ASP.NET 4.5, ISAPI Extensions, ISAPI Filters e WebSocket Protocol, na opção FTP Server marque as opções FTP Service e FTP Extensibilityna opção Management Tools deixe marcada somente a opção IIS Management Console.

Clique em next e na tela de confirmação clique em Install, aproveite pra pegar um café pois este processo demora alguns minutinhos.

configurandowindows2012_7

No momento que escrevo este post foi instalado o IIS 8.5, conforme imagem.

configurandowindows2012_8

Se quiser testar vá até o navegador e digite http://localhost, possívelmente você verá uma tela bonita igual a essa:

configurandowindows2012_9

Agora precisamos configurar um domínio para o servidor e instalar um painel para gerenciamento mais apropriado dos domínios hospedados, de forma que não seja preciso ficar configurando todo novo domínio manualmente, a minha primeira opção de gerenciador foi o Zpanel  que já uso nas VPS’s linux, só que o Zpanel funciona com o apache por trás e nós queremos trabalhar com o IIS, por este motivo optei por utilizar o WebSitePanel que é free, open source e é usado na MochaHost nas contas de revenda.

Antes disso precisamos preparar o ambiente instalando mais algumas ferramentas, para isso vamos usar o Microsoft Web Platform, vá até o tio google e baixe e execute essa ferramenta.

Ao abrir, vá na busca e procure por “Web Deployment”, ache o carinha da imagem e clique em Add

configurandowindows2012_10

Clique em voltar e vá na opção superior denominada Productsna categoria Server que fica do lado esquerdo escolha as seguintes opções:

  • IIS Recommended Configuration
  • URL Rewrite 2.0
  • IIS:CGI
  • IIS:Basic Authentication
  • IIS:Windows Authentication

Agora clique na categoria Frameworks e escolha as seguintes opções:

  • .NET Framework 3.5 SP1
  • ASP.NET MVC 4
  • PHP 5.x (a versão mais recente)
  • Windows Cache Extension for PHP 5.x (a versão do PHP que você escolheu)

Agora clique na categoria Database e escolha as seguintes opções:

  • SQL Server 2012 Shared Management Objects (o mais recente)
  • Microsoft Drivers 3.0 for PHP v5.x for SQL Server in IIS (o mais recente)

Depois disso clique em install e escolha a senha do usuário sa (system administrador) do SqlServer Express.

configurandowindows2012_11

Vai dando next ou accept até começar a instalação, pega outro café por que essa instalação demora mais que a outra.

configurandowindows2012_12

configurandowindows2012_13

O próximo passo é configurar o DNS, para isso será necessário ir no Server Manager  e no menu do lado esquerdo escolher a opção DNS.

Clique com o botão direito sobre o seu servidor e escolha a opção DNS Manager.

configurandowindows2012_14

Depois clique sobre o servidor e escolha a opção Properties

configurandowindows2012_15

Na aba Interfaces selecione a opção Only the following IP adresses e selecione apenas os seus endereços IPV4.

configurandowindows2012_16

Verifique na aba Advanced se está conforme a imagem abaixo.

configurandowindows2012_17

Dê um Apply e um OK, expanda o opção do servidor e clique com o botão direito na opção Forward Lookup Zones selecione a opção New Zone

Na janela Zone Type escolha a opção Primary Zone

configurandowindows2012_18

Na opção Zone Name informe o seu domínio ou o subdomínio que será responsável por esta zona DNS.

configurandowindows2012_19

Clique em next, next, na janela de dynamic update deixe marcada a opção Do not allow dynamic updates e clique em next, na janela de confirmação clique em finish e pronto.

Dê dois cliques na zona nova e edite a primeira opção 

configurandowindows2012_21

Edite a aba nameservers com o nameservers de sua escolha e os seus IP’s.

configurandowindows2012_22

Edite também a aba Stat of Authority (SOA)

configurandowindows2012_23

Confirme a operação e adicione um A Record para os aliases *, ftp, mail e www. (Clique com o botão direito e escolha a opção New Host (A or AAAA))

Adicione agora um Mail Exchanger (MX) as configurações são:

Host or child domain: deixe vazio
Fully qualified domain name of mail server: mail.seudominio.com.br
Mail server priority: 10

Agora adicione um Other New Record e escolha a opção Text, deixe o Record Name em branco e no Text coloque v=spf1 a mx -all

UFA! depois de 50 milhões de prints!!!! tá quase acabando…

Agora é só instalar o WebsitePanel, para isso, vá até o site do WebSitePanel e baixe o WebSitePanel Installer , no momento em que este post foi escrito, a última versão estável é a 2.0.0.

Ao executar o programa ele vai instalar a base, depois de instalar vá na área de busca e procure por WebsitePanel Installer, ao abrir clique em View Available Components e instale o Standalone Server Setup, caso você já tivesse uma instalação em outro servidor, poderia configurar essa máquina como apenas mais um servidor do parque de servidores bastando apenas instalerar o WebsitePanel Server, como não é o caso instale o Standalone.

configurandowindows2012_27

Na janela de Web Settings configure qual IP você quer que seja o IP principal do gerenciador, na janela Database Settings configure os dados do banco de dados que irá ser utilizado pelo WebsitePanel, na tela seguinte configure a senha que será usada para os usuários admin e serveradmin.

Execute o atalho que foi criado na sua área de trabalho  e logue com a conta do serveradmin e vá em Configuration > IP Adresses e inclua seu segundo IP.

Vá em Configuration  > Servers > Web e na opção Web Sites Shared IP Address escolha o IP que será compartilhado entre os sites adicionados, Na opção Web Publishing Settings habilite a opção Enable publishing via Web Deploy, clique em Update lá no final, depois disso irá carregar a tela de Server Properties , vá na opção FTP e clique em Add.

configurandowindows2012_25

Na janela de Add New Service escolha o service provider Microsoft FTP Server 8.0 e clique em Add Service.

configurandowindows2012_26

Configure o IP que quiser e confirme a operação.

Crie um novo Hosting Plan ou altere o existente, coloque as configurações que quiser como banda, espaço, contas FTP, etc.

Crie uma conta de usuário, de preferência uma conta de reseller logue com essa conta ou utilize a conta do serveradmin para fazer um shadow dela (basta listar os usuários e clicar em cima do usuário que quiser fazer o shadowing), crie um Hosting Space ou utilize o existente e adicione o seu domínio.

configurandowindows2012_28

configurandowindows2012_29

Caso queira acessar o painel de administração de fora do servidor, adicione a porta TCP 9001 na regra de exceção do firewall e permita o acesso.

configurandowindows2012_30

Altere a versão do ASP.NET do site para a versão 4.0

configurandowindows2012_31

Crie uma conta FTP e faça o upload de uma aplicação para testar, eu fiz 2 projetos web MVC para testar, um utilizando o framework 4.0 com MVC4 e outro usando o framework 4.5 com MVC5.

configurandowindows2012_32

configurandowindows2012_33

configurandowindows2012_34

configurandowindows2012_35

 

Simples não? aproveita e clica no joinha aí embaixo e avalia com 10 estrelas, qualquer dúvida pergunte e eu respondo assim que possível… ou não.

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 9.8/10 (27 votes cast)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: +21 (from 21 votes)
Configurando um servidor windows 2012 R2 para servir aplicações .NET, 9.8 out of 10 based on 27 ratings