Tempo de leitura: 2 minutos

Olá amigos, o post de hoje é para falar um pouco sobre o meu planejamento pra tirar a certificação AWS Certified Solutions Architect nível associate, essa certificação é o primeiro nível das certificações cloud da AWS, portanto ela não tem nenhum pré-requisito.

Tirei essa certificação por motivação pessoal e por causa de um problema que tive pra pegar um freela, como não trabalho na área de infraestrutura, não tive como comprovar minha habilidade com configuração de servidores pra um cliente que tinha um cloud razoável na Amazon, mesmo eu administrando e configurando meus próprios servidores isso não garantia minha experiência e capacitação, visto que meu conhecimento foi todo adquirido da através da internet, livros e também tentativa e erro, portanto, sem qualquer comprovação através de cursos ou certificações.

Basicamente o contratante não queria pagar caro (dei o orçamento com menor valor) mas também não queria ter a possibilidade de eu ferrar com os servidores dele. (Mesmo eu mencionando que o trabalho seria feito em uma réplica e só depois iria colocar em live/produção).

Eu uso recursos como EC2, S3 e ELB regularmente na amazon, e fora a experiência que adquiri fuçando e lendo a documentação (recomendo ler em inglês), também li o ebook Getting Started AWS que agora está 0800, acredito que ter uma conta na AWS seja de extrema importância para quem quer tirar essa certificação visto que isso lhe dá a possibilidade de praticar e conhecer um pouco do ecossistema da AWS, não só isso mas é MUITO IMPORTANTE ler a documentação disponível no site deles, só os ebooks não resolvem, entenda a infraestrutura, como os serviços se integram e os conceitos deles, a maioria das questões são baseadas em casos de uso então você deve saber quando usar alguma solução.

Outro livro a respeito que curti bastante foi o Amazon Web Services : Migrating Your .NET Enterprise Application, que fala sobre EC2, EBS e S3, além de questões de segurança.

Objetivos:

Os objetivos do exame podem ser vistos aqui.

Um exemplo de perguntas pode ser visto aqui.

Valor:

O preço do exame é de $150 (bastante salgado), existe a possibilidade de fazer um simulado, que eles chamam de exame prático, que custa $20. (Obviamente eu fiz, antes jogar $20 fora do que $150 ).

Locais de avaliação:

Um dos pontos negativos na minha opinião, como esse exame ainda não está muito difundido, aqui no RJ só tinha um lugar pra fazer (Barra da Tijuca), os outros estados que o exame pode ser feito são SP e MG.

Tempo de Estudo:

Não estudei mais que 2 meses, apenas engolindo a documentação, lendo os 2 livros mencionados no ônibus indo pro trabalho e em casa, além de praticar muito na plataforma, o nível de dificuldade da prova eu classifico como médio/alto, passei com um score de 72% e algumas questões foram no chutômetro, decorar coisas como qual solução implementar baseado em um requisito de IOPS é barra.

Basicamente é isso, qualquer dúvida posta aí que eu respondo assim que possível… ou não…

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 8.8/10 (13 votes cast)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: +4 (from 4 votes)
Por que eu tirei a certificação AWS Certified Solutions Architect - Associate, 8.8 out of 10 based on 13 ratings