Tempo de leitura: 2 minutos

Boa noite, nobres leitores, venho eu neste meu humilde post babar o ovo falar mais sobre o melhor controle de versão da atualidade, obviamente eu não estou falando do Subversion e muito menos do Mercurial, estou falando do Git.

Antes que comece o choro, ele é o melhor na MINHA opinião, cada controle de versão tem seus prós e contras, e levando estes em consideração, o Git acabou ganhando a medalha de ouro e é o controle de versão que armazena os fontes de 100% dos meus projetos, o que muitos consideram a grande desvantagem do Git sobre o Subversion (SVN) é a alta curva de aprendizado, no Subversion pro simples desenvolvedor, saber apenas “checkout”, “branch/tag”, “revert” e “commit” é o suficiente na maioria dos casos, com o Git as coisas complicam um pouco mais, ou será que não? será que não compensa ter um pouco mais de trabalho pra aprender um coisa nova e ter mais uma capacitação em seu currículo? se você acha que não, infelizmente este postnão é pra você, caso você ache que sim, então continue a leitura e “vamo embora”.

Nessa série de posts eu vou explicar como ter um repositório Git próprio rodando em um servidor LINUX e WINDOWS e também como utilizar o o Github, nada mais nada menos que o mais conhecido servidor de repositórios Git.

Então é isso, nesse primeiro post da série, vamos conhecer alguns conceitos do Git.

REMOTE

Um remote é um apelido dado para um repositório Git, por exemplo ao invés de sempre que eu for dar um fetch eu digitar o comando git fetch git://servidor/repo.git eu posso simplesmente adicionar esse repositório como um remote e digitar o comando git fetch nomedoremote, por padrão, quando você clona um repositório Git, é criado automaticamente um remote chamado “origin” que aponta pra origem de onde você clonou o repositório.

HEAD

O HEAD do Git é a versão corrente do seu repositório, por exemplo, supondo que você esteja trabalhando no repositório ABC com a revisão 123 e depois você use o comando git checkout para trabalhar no repositório ABD, a revisão do seu branch vai mudar e será a revisão atual do repositório ABD.

MASTER

Este é o nome do branch padrão que o Git cria quando você cria um repositório, na maioria dos casos o MASTER é o branch principal, comparando com o Subversion o MASTER seria o mesmo que o trunk.

Por enquanto é só, deixe seus comentários sobre suas dúvidas e sugestões ou mande um email.

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0.0/10 (0 votes cast)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votes)